Monday, March 15, 2010

Venha a final!

Noite de grandes emoções, esta que passou, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário.

Tivemos um jogo disputadíssimo, com 7-7 ao intervalo.

O ISLA tem uma equipa de andebol bastante forte, que de há dois ou três anos para cá nos tem vindo a dar "água pela barba", conseguindo inclusive desfeitear-nos algumas vezes.

Esta época estas equipas já se tinham defrontado, em finais de Fevereiro, e o resultado tinha sido 17-24, favorável ao Técnico. Sabíamos, no entanto, que nessa altura os oponentes não apresentavam a equipa na sua máxima força, e que um futuro encontro tenderia a ser muitíssimo disputado. Ora foi exactamente isso que aconteceu. O resultado final foi

AEIST 21 - AAISLA 18

Este jogo começou ainda mais fechado que o outro, com apenas 5 golos nos primeiros 10 minutos. Defendemos bem, assim como o ISLA, que alicercou a sua defesa num guarda-redes que até à primeira parte se fartou de parar remates do Técnico.

Até ao final da primeira parte o marcador pouco andou, até se ficar pelos já referido 7-7. Isto demonstra a qualidade de ambos os guarda-redes, e o cuidado posto por ambas as equipas na anulação das iniciativas atacantes - muita porrada levou o Cruz, e outros. No entanto, anular o adversário não chegava, e era necessário conseguir uma maneira de conseguir e dilatar uma vantagem. Para isso era necessário melhorar a eficácia atacante, que na primeira parte andou a chegar perto de .. . 25%.

Tendo a baliza bastante bem defendida (Vilhena com eficácia acima de 50% no fim do jogo - !), restava achar maneira de desmanchar a solidez periclitante do adversário. Ao intervalo, o conselho de sábios reuniu-se para esboçar a melhor estratégia e a táctica, e a verdade é que o descanso e a ponderação tiveram um forte efeito, com uma entrada fulgurante do Técnico. Desarmes e intersecções em momentos-chave, fruto da estratégia defensiva adoptada, permitiram lançar contra-ataques que foram muitas vezes transformados em golo - a AAISLA não conseguiu ter uma réplica eficaz nos primeiros momentos da segunda parte, pemitindo um gap de 4 golos, que lográmos manter até ao final. Os tais contra-ataques (Gomes. Calisto e Amaral), mais eficácia dos 9 (Gomes e principalmente Rafa) e alguns 7 metros (Gomes e Paleta) permitiram uma produção de golos que deu para controlar a distância no marcador.

Para além do mais, a equipa do ISLA parecia vir fervendo já de algum lado, como se carregasse uma nuvem negra por cima de si. Começaram cedo a insultar os fluorescentes e as suas mães, por motivos menores, incapazes de manter a frieza competitiva. Obviamente que isso resultou em alguns minutos de superioridade numérica para nós - coração ao pé da boca = exclusões.

Assistimos por fim ao burnout um outburst à moda antiga, muito quente, nada "morno". Foi um fim um bocado negativo para um jogo bem disputado, por intérpretes que merecem jogar mais jogos em fases posteriores da competição. Aos nossos colegas do AAISLA desejo que nos voltemos a encontrar em mais saudáveis encontros de andebol, e boa sorte para os próximos jogos, sem se deixarem obnubilar pelas emoções. E já chega de me meter em assuntos alheios, que é feio.

Agora o que deve estar nas nossas mentes acontece Quinta-Feira, pelas 19h00, no sítio do costume (Pavilhão 1 do Estádio Universitário) - a final com a FCT.

É para ganhar o caneco?

6 comments:

  1. Se depender do Cruz vai ser difícil, ouvi dizer que em vez de meter resina barra manteiga!! :D

    ReplyDelete
  2. estava presente no jogo e achei, sinceramente, um jogo renhido com bastante mérito para os guarda-redes do ano passado. Conheço jogadores tanto do técnico como do isla e percebo as atitudes 'fervorosas' que ocorreram... a arbitragem foi péssima, estes jogos pedem melhor!
    Mas vá.. força a ambas as equipas para o próximo jogo


    Juh

    ReplyDelete
  3. Quero dar os parabens a equipa por mais uma final atingida.
    Infelizmente nao posso estar presente (felizmente para os que querem jogar :D), mas vou estar a torcer por voces.

    Este ano e nosso!
    Carrega IST!

    Abraco
    Calisto

    ReplyDelete
  4. Grande Zé Calisto. Continuas a espalhar magia. Esse lado direito é todo teu. Mostra aí de que é feito o aço.

    Força IST

    Abraço

    ReplyDelete
  5. Queria aqui realçar alguns pontos deste post e respectivos comentarios:

    1- gomes até com manteiga nas maos tive melhor eficácia que tu =P
    2-Juh, a arbitragem foi óptima, acima de tudo porque nós gánhamos :D
    3-Grande Calisto este ano é que é... lol
    4-mini-calisto isto de andares a por posts anonimos a dizer bem de ti n da com nada.
    5-o véstia usou a palavra obnubilar... lol

    ReplyDelete
  6. ahah não sei quem foi mas tem todo o meu apoio xD

    ReplyDelete